domingo, 2 de setembro de 2012

COGNIÇÃO: A LINGUAGEM E A ALFABETIZAÇÃO

LINGUAGEM

A linguagem, como aspecto do processo evolutivo da pessoa, está diretamente ligada ao desenvolvimento: neurológico, da inteligência, da afetividade, da motricidade e da socialização das crianças.
É correto dizer que a linguagem permite a afirmação do EU em relação aos outros. Possibilitando a formação da consciência social, assegurando adaptação à realidade exterior, particularmente pelo uso da língua.
Duas são, as formas de expressão da língua: a oral e a gráfica, pelas quais as palavras faladas ou escritas, organizadas nas sintaxes da língua, ganham intenção significativa.
O trabalho com língua, do ponto de vista educativo, consiste em desenvolver, no aluno, a habilidade para falar, ler e escrever com correção e propriedade o seu idioma, bem como empregá-lo com facilidade e desenvoltura.
O professor deve intervir como mediador para facilitar o desenvolvimento do vocabulário, da fluência verbal, da articulação, compreensão da leitura e escrita, e de todas as outras formas de comunicação de seus alunos.

***Sugestões de atividades para o professor auxiliar seus alunos ***

# Para desenvolver o vocabulário:
· imitações, usando todos os tipos de linguagens;
· reprodução de histórias, narração de viagens, passeios e outras situações da vida;
· descrição de gravuras, quadros, cenas...;
· introdução de palavras novas referentes à saúde, segurança, sinais de transito, animais.... em situações lúdicas;
· introdução de dicionários ( ensinar como utilizá-lo);
TV-SUCATA: Contar histórias através do filminho;

# Para o desenvolvimento da fluência e codificação (facilidade de expressão e comunicação que uma pessoa tem), são sugeridas as seguintes atividades:
· lúdicas (dramatizações, fantoches, pantomimas);
· passeios, levar um animalzinho para a escola, atividades com plantas...;
· canções infantis;
· dizer e escutar poesias;
· narrações;
· inventar história;

Articulação, que consiste na capacidade de pronunciar palavras corretamente, de modo inteligível.
As dificuldades de articulação devem ir desaparecendo, á medida que a criança vai amadurecendo e adquirindo novas experiências. Caso as dificuldades persistam, é importante que se pesquise as causas dos distúrbios articulatórios.
O educador poderá desenvolver algumas atividades (sempre que possível utilizando histórias, gravuras, brinquedos, animais, jogos, etc.) baseadas em:
- imitação de movimentos (gestos, mímicas);
- identificação de sons (esconde o objeto, faz-se o som e a criança descobre);
- repetição de rimas e poesias infantis;
- reprodução e prática de sons diante de um espelho para o aluno observar sua verbalização e, aos poucos, imitarem o professor, aprendendo o som correto;
- classificação de objetos e figuras, para perceber e discriminar semelhanças e diferenças;
- uso do gravador, tendo o aluno à oportunidade de ouvir e controlar sua própria voz e articulação;

Compreensão de leitura

A compreensão da leitura tem como pré-requisito o conhecimento do vocabulário empregado, bem como a capacidade de organizar as palavras significativamente, como sentença e historia.
O educador deve, na sala de aula, procurar desenvolver com os alunos as habilidades de leitura, de modo que sejam capazes de:
- perceber ou reconhecer palavras por seus elementos fonéticos;
- interpretar e assinalar o que lêem, bem como formar hábitos e atitudes de leitura.
(jornais, revistas, comentando acerca do que viu e leu);
- contar historias; valorizar a leitura;
- ler o que escreve;

Escrita

A representação simbólica, gráfica, da expressão verbal.
Para o desenvolvimento da escrita, aconselha-se trabalhar, inicialmente, a coordenação motora fina ou pré-escrita (garatuja).
Inúmeras são as atividades a serem desenvolvidas, para escrita correta:
· desenhar, pintar, colorir e escrever, livremente;
· criar legendas para representar diferentes situações da vida diária;
· elaborar etiquetas para identificar o conteúdo de caixas, gavetas, pacotes;
· representar graficamente, seja a seqüência de uma história, seus personagens, sejam ambientes, pessoas com quem se convive, e
· escrever o que sente e pensa, etc.

Sala de aula

A sala de aula deve oferecer estímulos suficientes para despertar no aluno o interesse e o gosto pela leitura. Para tanto, deve-se oferecer material atraente, colorido, que atenda os interesses infantis. Um professor alegre, motivado, simpático, que crie um clima afetivo, agradável e pedagogicamente adequado, é o que mais contribui para despertar no aluno o hábito e o gosto pela leitura e, o leva a vencer o ciclo vicioso de suas dificuldades de aprendizagem.
A utilização do reforço positivo poderá transformar o aluno com dificuldades de aprendizagem em membro útil da sociedade, centralizando sua aprendizagem na mudança de comportamento pelo enriquecimento de suas potencialidades (pontos fortes) e não pelo confronto desencorajado de sua dificuldade (pontos fracos).
O processo da maturação emocional se constrói por meio do aumento da autoconsciência, da aquisição da competência de lidar com os conflitos a fim de manter o otimismo e a perseverança, apesar das frustrações.
A criança que conquista sua autonomia emocional poderá caminhar celebrando a vida com entusiasmo, segurança e competência.

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