sexta-feira, 12 de outubro de 2012

3 DINÂMICAS DE APRESENTAÇÃO para o Dia do Professor


DINÂMICA: CARTÕES E BALÕES
Número de participantes: até 40 participantes
Tempo de duração: 45 minutos
Objetivos:
Geral: Favorecer a apresentação do grupo
Específico: A partir de um estímulo verbal, promover a descontração
dos membros do grupo e sua conseqüente apresentação.
Material: bolas de sopro (coloridas); cartões coloridos; lápis hidrocor e
papel ofício.
DESENVOLVIMENTO:

1- Enumerar uma série de cartões coloridos e no seu verso
escrever a seguinte ordem: “Estoure uma bola da cor do seu
cartão”
2- Encher as bolas coloridas e introduzir em cada uma delas papéis
chaves contendo frases pitorescas, alusivas à apresentação dos
membros do grupo.
3- Dispor as bolas no centro da sala.
4- Formar um círculo em volta das bolas coloridas.
5- Dispor os cartões coloridos em uma mesa e solicitar aos
participantes que escolham cada um o seu cartão.
6- Convidar o portador do cartão de número 1 para que, no centro
do círculo estoure uma bola da mesma cor do seu cartão de
acordo com a ordem expressa no verso.
7- Estourada a bola, o papel chave que estava no seu interior
deverá ser lido em voz alta e atendida sua solicitação.
8- O procedimento continua com a pessoa do cartão de número 2,
e continua até que todos tenham se apresentado.

Sugestões para as frases:
- Como devemos chamar você?
- Escolha alguém do grupo e apresente-se formalmente a
essa pessoa.
- Qual sua expectativa com relação a esse curso?
- O que você espera receber deste grupo? Etc...



DINÂMICA: Encontro
MATERIAL: Gravador. CD com música suave. Textos (formando pares
idênticos) selecionados das Sagradas Escrituras.
OBJETIVO: Abertura dos trabalhos. Promover a Integração entre os
participantes. Criar um clima espiritual e amoroso.

DESENVOLVIMENTO:
1- Grupo em círculo, sentados. Colocar uma música harmonizante de fundo.
O Facilitador distribui os textos, tendo o cuidado de verificar que vai ser possível
formar pares.
2- O Facilitador explica que, dois a dois, os participantes receberam textos
idênticos e que devem caminhar pela sala buscando encontrar o seu par, ou seja,
aquela pessoa que tem o texto igual ao seu.
3- Após terem sido encontrados os pares, será dado um tempo de 5 minutos para
que conversem aos pares trocando informações, tais como: nome; de onde veio;
a que instituição pertence; que coisas mais gosta de fazer; o que espera do
encontro.
4- Feito isso, o facilitador escolhe um participante que iniciará as apresentações,
apresentando seu par ao grupo. Na apresentação, seguir o modelo: “Amigos,
tenho o prazer de lhes apresentar ........................, que é uma pessoa (dizer uma
qualidade que identificou na pessoa) e continuar a apresentação.
5- A apresentação continua com cada dupla apresentando-se um ao outro, até
que todos tenham sido apresentados.
6- Avaliação: solicitar aos participantes que expressem seus comentários sobre a
dinâmica. O que acharam da dinâmica, seus objetivos, etc.

DINÂMICA: CARROSSEL MUSICAL
MATERIAL: Gravador. CD com músicas bem animadas.
OBJETIVO: Integração. Promover maior conhecimento de si e do grupo.
Abertura dos trabalhos.
DESENVOLVIMENTO:
1- Participantes de pé. Formar dois Círculos com os participantes, com o mesmo
número de pessoas em cada Círculo, um Círculo dentro do outro. O Círculo de
dentro da roda, fica voltado para fora de modo a formar duplas, frente a frente.
2- O facilitador coloca a música, solicitando que ambos os Círculos girem para o
lado direito, dançando no ritmo da música.
3- Quando o facilitador para a música, o grupo deve parar onde estiver,
procurando posicionar-se frente a frente, formando pares. Cada par deve darse
as mãos, dizer o seu nome para o seu par, e responder a pergunta feita
pelo facilitador (um falar para o outro a resposta).
4- O facilitador coloca novamente uma música e solicita que os Círculos tornem a
girar. Quando o facilitador para a música, repete-se o procedimento anterior,
cada um vai se posicionar na frente de uma pessoa, formando um nova par,
dizer o nome e responder um ao outro a pergunta feita pelo facilitador.
5- Repetir o mesmo procedimento várias vezes, sempre mudando a música e
com perguntas diferentes.
Exemplos de perguntas:
O que mais me deixa feliz é ...
O que eu mais admiro nas pessoas é ...
O que eu mais gosto em mim mesmo é ...
Amigo verdadeiro para mim é aquele que ...
A coisa mais importante para mim é...
O que eu mais gosto de fazer é...
A minha diversão favorita é ...
6-- Plenária:
Cada um expressa o que achou da dinâmica: Gostou? Sentiu alguma dificuldade,
por que? Qual foi o objetivo da dinâmica?

0 comentários:

Postar um comentário