sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

BRINCADEIRAS Volta às Aulas - 2º e 3º Ano

SE EU FOSSE...

Aqui os alunos soltam a imaginação dizendo o que gostariam de ser.
Desenvolvem a linguagem verbal e a identidade.

 MATERIAL: Perguntas escritas em um papel e lápis ou caneta. 
   
 BRINCANDO:

As crianças ficam em duplas. Uma das crianças de cada dupla inicia fazendo perguntas ao colega.
*** Se você fosse uma fruta, seria... *** Se você fosse um filme, *** uma música, *** um brinquedo,*** um lugar,*** uma roupa,*** uma palavra...
Ela anota as respostas e pergunta o porquê. Depois, quem fez a entrevista responde às questões do colega. Terminada essa etapa, a turma forma uma roda e conta aos demais o que descobriu sobre o amigo.
 A brincadeira termina quando todos falarem.

JOGO DOS RÓTULOS

Um é exibido, outro é engraçado. Será mesmo possível classificar os colegas assim?
Desenvolve expressão corporal e trabalho em grupo. 

-MATERIAL: Rótulos (feitos pelo professor) e fita adesiva.

  As crianças andam livremente pela classe.
 COMO BRINCAR:

Os alunos se organizam em um círculo e fecham os olhos. Enquanto isso, você fixa um rótulo na testa de cada um, exemplo:
 (Sou surdo. Grite! / Sou engraçado. Sorria. / Sou indeciso. Diga-me o que fazer. / Sou poderoso. Respeite-me. / Sei tudo. Pergunte-me. / Sou antipático. Evite-me.).
Ao seu sinal, eles abrem os olhos e começam a andar pela sala. Quando encontram um colega, lêem (mas não dizem) o que está escrito em sua testa e agem de acordo com as instruções.
Por exemplo, se a criança lê “Sou prepotente. Tenha medo!”, ela deve expressar receio e fugir desse colega.
 Depois de um tempo, quando todos olharam os rótulos dos colegas, formam uma novo circulo e conversem se conseguiu descobrir o que estava escrito em sua testa. Em seguida, eles conferem se acertaram. Incentive cada um a contar como se sentiu e, depois, peça às crianças para comparar a experiência que viveram com situações reais. Pergunte se elas costumam “rotular” os colegas ou acham que são rotuladas.



0 comentários:

Postar um comentário