domingo, 15 de fevereiro de 2015

ATIVIDADES DE consciência fonológica




ATIVIDADE - 1

Objetivos: ampliação do vocabulário; percepção auditiva/rima, introdução à noção de prefixo e sufixo.
Método: a criança deve inventar palavras que tenham em comum o sufixo ou o prefixo da palavra selecionada; por exemplo: com base em “infeliz” e “livraria” ela faz outras associações, formando palavras como insensível, inativo, indiscreto/carpintaria, papelaria, mercearia, sapataria.

ATIVIDADE - 2

Objetivos: desenvolver a memória auditiva verbal; desenvolver o gosto pela leitura e escrita; percepção auditiva de figura-fundo; promover o aumento do vocabulário. Método: formular histórias com as crianças em que o início é dado e cada criança contribui com uma parte da história. Ao terminar, a história deverá ser lida para as crianças pela professora. A atividade deverá ser realizada com mensagem verbal competitiva (música, barulho de rua etc.). Deve-se chamar a atenção da criança para o som do fundo.

ATIVIDADE - 3

Objetivos: desenvolver a memória auditiva verbal; desenvolver ritmo; ampliação do vocabulário; introdução de prefixo e sufixo.
Método: a partir de um inventário de palavras realizado pela criança e/ou de um texto escrito, a professora seleciona uma palavra em que aparece um prefixo e/ou um sufixo. A professora orienta as crianças a construírem a “família da palavra” (por exemplo, a palavra pedrinha permite que a criança reconstitua a “família”: pedra/pedreira/pedreiro/pedregulho/pedraria...).
Cada aluno deverá repetir a seqüência correta de palavras e acrescentar um novo elemento, marcando cada sílaba de palavras com palmas.

ATIVIDADE - 4

Objetivos: estimular a linguagem oral; estimular a memória auditiva.
Método: A professora narra o enredo de uma história.
 Por exemplo: João hoje saiu de manhã e... Cada aluno, por ordem, deverá repetir o que foi dito e colocar mais alguma coisa que complemente a história, imediatamente.
 A professora dirá que a história deverá ser memorizada.
Após completar a história (ou o número de crianças), a professora fará a interpretação da mesma com as crianças.

ATIVIDADE – 5

Objetivos: identificar estímulos sonoros; desenvolver a memória auditiva; treino monoaural e binaural para mensagens verbais; desenvolver a produção oral.
Material: texto para leitura (histórias interessantes e curtas).
Método: o professor deverá contar uma história curta de forma expressiva, podendo, para isso, utilizar objetos para representar os personagens da história e sons instrumentais e ambientais para representar determinadas situações.
 O aluno deverá ouvir a história ocluindo com a mão uma das orelhas. Posteriormente inverte-se a orelha que será ocluída e, numa etapa final, a história é contada repetida sem que os alunos ocluam as orelhas. Cada aluno deverá reproduzir parte da história oralmente.

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