domingo, 15 de fevereiro de 2015

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA desde a Ed. Infantil



         
Jogos e brincadeiras com objetivo de enfatizar o treino das habilidades auditivas (ver mais) de consciência fonológica – análise e síntese – e também treino da memória auditiva (ver mais).
          Sabemos que, algumas habilidades fonológicas são essenciais para a criança avançar em suas hipóteses sobre o sistema alfabético.
          E uma das maneiras de trabalhar com a criança desde a Educação Infantil é jogando e brincando, portanto, aqui selecionei alguns jogos que farão a diferença com os seus aluninhos seja na pré-escola ou nos primeiros anos do ensino fundamental.

Vieira, Souza e Morais (2011) constataram que o emprego de jogos de palavras (que promovem a consciência fonológica) e da reflexão sobre textos poéticos da tradição oral (quadrinhas, parlendas e cantigas) desde o último ano da educação infantil, pode facilitar em muito a aprendizado de nossas crianças. Portanto, devemos ter em mente um planejamento voltado para o desenvolvimento das habilidades fonológicas a partir da pré-escola.

JOGO - 1

Duração de 10 a 20 min.
Material: um lenço de pano.
Objetivo: desenvolver o processamento auditivo e a memória.
Organização: os participantes formam um círculo, ficando um deles no centro, com os olhos vendados.
 Desenvolvimento: a professora caminha ao redor do círculo e toda vez que tocar em alguém, aquele que foi tocado perguntará: Quem é? Quem estiver no centro, com os olhos vendados, terá que adivinhar o nome do participante que falou. Se não adivinhar, o participante que falou passa a ocupar o lugar dele no centro do circulo. Mas se reconhecer a voz e pronunciar o nome do companheiro mantém seu lugar e a brincadeira recomeça.

JOGO - 2
Duração 15 minutos.
 Material: giz ou equivalente pra traçar uma linha no chão; dois cartazes: em um escrito a palavra rio e em outro a palavra ribeira.
 Objetivos: desenvolver a orientação espacial; desenvolver o processamento auditivo, sendo as habilidades auditivas predominantes tais como a atenção e o reconhecimento de palavras com extensão diferentes.
 Organização: traça-se uma linha bem visível no chão. Um dos lados da linha será o rio, onde será colocado o cartaz correspondente no chão, e o outro, ribeira, onde se coloca o outro cartaz. Os participantes colocam-se em fila indiana, do lado da ribeira, junto à linha divisória.
 Desenvolvimento: o animador vai alterando arbitrariamente as palavras rio, ribeira..., devendo os participantes deslocar-se, saltando com ambos os pés, para o lado indicado. Quem se enganar ou pisar sobre a raia sai do jogo. O último que ficar será o vencedor.

 Pode-se tornar o jogo mais difícil, fazendo com que os participantes pulem num pé só ou que coloquem a mão na nuca. Se perderem o equilíbrio ou soltarem a mão terão que sair do jogo.

JOGO - 3

Duração de 10 a 20 minutos.
 Objetivo: desenvolver o processamento auditivo, sendo as habilidades auditivas predominantes atenção, memória e o reconhecimento de palavras.
 Organização: os participantes dispõem-se em círculo, sentados, deixando um lugar vago. Cada qual escolhe para si o nome de uma fruta ou verdura e esta escolha deve ser feita em conjunto. As crianças podem escrever os nomes das frutas e verduras em papéis, lendo-os em seguida e sorteando-os. Os nomes podem ser colocados na forma de crachás. Com os pequenos da Ed. Infantil utilizar figuras das frutas ou verduras.
Desenvolvimento: a professora conta que foi a uma quitanda e lá conheceu o Sr. Joaquim que lhe perguntou o que desejava e ele foi enumerando uma lista de verduras e frutas com as respectivas quantidades. Cada vez que o animador menciona uma fruta ou verdura, o participante que tiver o mesmo nome deve ocupar o lugar que estiver vago; aquele que se enganar ou demorar sai do jogo.
Observação: é preciso ter cuidado de reconstituir o círculo toda vez que necessário, de maneira que não fique mais de um lugar vago. A atividade pode começar lentamente e ser acelerada aos poucos.

JOGO – 4

Duração 15 minutos.
 Material: um apito.
Objetivo: propiciar o desenvolvimento do processamento auditivo, sendo as habilidades auditivas predominantes a atenção e o reconhecimento de sons não verbais com variação de intensidade (forte versus fraco), duração (curto versus longo) e freqüência (número de vezes).
 Organização: os participantes colocam-se em fila, separados por uma distancia de um metro. A professora deve ter um apito.
Desenvolvimento: quando a professora apitar uma vez, os participantes deverão dar um passo pra frente. Se apitar duas vezes, o passo será pra trás. Quem se atrapalhar sai do jogo. E assim prossegue sucessivamente até restar um só que será o vencedor.

Obs: pode-se variar a atividade acrescentando saltos para os lados ou outros movimentos e as opções de apresentação do som já descritas.

JOGO – 5

Duração de 5 a 10 minutos.
Material: cadeiras.
Objetivo: estimular a atenção; desenvolver o processamento auditivo.
Organização: dispõem-se as cadeiras formando uma roda, colocando-se uma a menos que o total de participantes.
Desenvolvimento: todos em pé, inicia-se o percurso ao redor das cadeiras, sem tocá-las. A movimentação deve ocorrer ao som de uma música, cantada pelas crianças com variação de velocidade, sendo que, em músicas mais rápidas as crianças deverão andar mais rápido e, em mais lentas, o oposto. Ao sinal da professora, cada qual procura sentar-se na cadeira mais próxima. Quem não conseguir sai do jogo.

JOGO – 6

Duração 20 minutos.
Material: giz para traçar círculos no chão.
 Objetivo: desenvolver o processamento auditivo; treinar habilidades auditivas associadas com habilidades visuais.
Organização: os participantes escolhem ou recebem nomes de animais, escrevendo e/ou lendo os diferentes nomes, sentam-se ao acaso no chão (a floresta). Com os pequeninos utilize figuras.
 Desenvolvimento: o caçador percorre o lugar em todas as direções e vai chamando os animais. O integrante nomeado deve apressar a tomar a posição atrás da professora. O passeio dos animais, quando designados pelo caçador pode ser feito por exercícios os mais variados: corridas, saltos etc.

JOGO – 7

Duração de 12 a 40 minutos, conforme o número de participantes.
 Material: um lenço, um pacote de balas, folhas ou pedaços de papel.
 Objetivo: desenvolver o processamento auditivo, sendo as habilidades auditivas predominantes como a atenção e a localização sonora.
Organização: os participantes sentam-se formando um círculo. A professora coloca uma venda nos olhos de um deles, em seguida transporta para algum lugar, por ele ignorado (sentinela), o pacote de balas, que deverá estar envolvido em papel grosso, de tal maneira que seja difícil desembrulhar sem fazer ruídos.
 Desenvolvimento: a um sinal do professor um dos participantes, indicado ao acaso, deixa seu lugar e aproxima-se silenciosamente do pacote de balas. Se conseguir abri-lo sem fazer barulho, tem direito a comer uma bala e ganha três pontos. O participante que fez o papel de sentinela toda vez que ouvir algum barulho grita “alto” e indica a direção onde acredita estar o ladrão. Se acertar, o companheiro que faz o papel de ladrão é eliminado e a sentinela ganha três pontos. Escolhe-se nova sentinela e outro participante para o papel de ladrão e a brincadeira continua. Podem-se dividir os participantes em duas equipes e, neste caso, os pontos ganhos serão distribuídos às respectivas equipes.

JOGO – 8

Objetivos: percepção auditiva analítico-sintético não verbal; ampliação do vocabulário. Material: Cd com sons relacionados a situações contextualizadas ou gravação no celular.
 Método: a professora apresenta aos alunos várias seqüências sonoras (em média três estímulos por seqüências), representando determinadas situações. As crianças separadas em grupos, deverão recompor em todo as partes sonoras apresentadas, marcando pontos para seu grupo.
Exemplo: buzina, motor de carro e carro freando = rua; telefone, máquina de escrever e impressora = escritório.

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