sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

ALUNO QUE EMENDA PALAVRAS AO ESCREVER



Dificuldade observada emenda as palavras ao escrever frases ou texto.
Realizo atividades e estratégias que desenvolvem a COORDENAÇÃO VISOMOTORA, PERCEPÇÃO ESPACIAL e PERCEPÇÃO TEMPORAL.


## Exercícios de respiração, deitar-se e inspirar, pausa, expirar; realizar o exercício nas posições sentado e de pé.
## Andar pelo espaço parando ao ultrapassar obstáculos, por exemplo: cadeiras, mesas, caixas, etc.
## Círculos (bambolês ou marcas com giz no chão), cada vez que se aproximar do arco, parar, dar uma volta em torno dele e continuar andando.
## Picar uma bola, ao sinal do professor segura com as duas mãos, ao novo sinal, continuar andando e picando a bola, o professor determina um percurso para a execução deste exercício.
## Pular num pé só, ao sinal parar, outro sinal retornar pulando nos dois pés. 
## O professor cria um circuito com códigos em cartolina ou marcas no chão, dois passos à frente sempre que encontrar um quadrado, um pulo sempre que encontrar um triângulo, um passo para trás quando encontrar um círculo e assim por diante (sequências com as figuras geométricas); por exemplo: desenhar no chão ou colar as figuras recortadas em cartolina.
Modelo de sequência:
## Pular amarelinha, caracol ou sapata.
## Realizar a leitura de figuras, linha após linha, o professor poderá desenhar no quadro de giz ou colar as figuras em papel pardo. Por exemplo:
Obs: para iniciar a leitura apontar com o dedo ou uma régua.
## Acompanhar com os olhos, vagarosamente, (sem mexer a cabeça), um objeto que se mova da esquerda para a direita; cima para baixo (vice-versa); diagonal. O objeto pode ser bola colorida, cones, revistas, etc. Eu faço esta atividade com uma fita colorida na ponta de uma vareta. Devemos observar que a distância é de 50 centímetros abaixo dos olhos dos alunos.   
## Acompanhar o movimento do giz no quadro para fazer desenhos, ou o professor fazer esta atividade em papel pardo com canetas coloridas. Desenhar círculos ou caracóis. 
Ex:

## Realizar trabalhos com linhas (barbante), na classe, no chão ou em colagens.

0 comentários:

Postar um comentário